Fernando Fernandes completa 30 anos GUERREIROS DA BELEZA

Motivos de sobra para comemorar. O mais conhecido salão especializado em cabelos crespos do Brasil e do mundo comemora sua trajetória de trinta anos de sucesso absoluto no segmento. Esta família de abençoados relata um pouco de sua trajetória em todo esse período.

Fernando Fernandes trabalhava somente com cabelos lisos e iniciou seu estudo capilar na Escola Teruya, em São Paulo. Durante três anos, fez o curso sem nenhuma expectativa. Acabou gostando e procurou se aperfeiçoar. Quem o levou ao mundo dos cabelos crespos foi sua esposa Tâmara Prado. Em 2 de outubro de 1983, o Studio Fernando Fernandes foi inaugurado no bairro Jardim São Paulo, zona norte da capital paulista: “Graças a Deus conseguimos nesses trinta anos, conquistar clientes de todo o Brasil e do mundo”, enfatiza Fernando, que ainda presta consultorias para revistas, sites e programas de televisão. Após passagem pela Feira Bronner Bros - Atlanta - em 1995, ele confessou que tinha feito uma viagem ao futuro e, de lá para cá, visita os Estados Unidos duas vezes por ano para trazer o que há de mais inovador para seus clientes e reciclagens referente ao estilo de cabelos que foca. Sua grande aposta e trunfo profissional é seu amado filho Fernando Paolo, dotado de um carisma inquestionável por onde passa e arranca suspiros do público feminino.
Fernando Paolo, que foi eleito cabeleireiro revelação no 3º Prêmio Cabelos & Cia e o ‘gato da noite’ da premiação. Hairstylist formado em estética capilar e visagismo pela Faculdade Unicsul, em São Paulo, começou a auxiliar o pai com apenas dez anos de idade no salão da família. Ele enfatiza que o que mais aprendeu neste tempo todo em que trabalha com os pais, é de nunca tentar adivinhar o grau de parentesco dos clientes menos assíduos. Em uma dessas ocasiões, ele perguntou para uma cliente se o pai gostaria que ele a acompanhasse na avaliação, ela disse que era o marido. Daí para os dias atuais, nunca mais arriscou. Esta é apenas uma em várias delas. Conhecido também como o ‘Embaixador’, Paolo que exerce a função de Diretor Técnico do Studio Fernando Fernandes, é destaque como modelo da poderosa Mônica Monteiro Agency - que realizou um belíssimo trabalho ao lado da imbatível top Gisele Bündchen - faz curso de teatro na escola de atores Wolf Maya e se prepara para estrear como lutador de MMA. Requisitos suficientes para mais trajetórias de sucesso, ele tem de sobra.

Tâmara Prado confessa que quando se falava em produtos para cabelos crespos, não existia quase nada no mercado e os que tinham eram de péssima qualidade. As viagens para Atlanta no início eram bem difíceis, porém gratificantes, pois sabiam que buscavam algo de qualidade que estava totalmente esquecido pelos cabeleireiros da época: “Os profissionais só visavam pelo lucro no fim do dia, sem se preocupar com a qualidade”, recorda. Sua satisfação de mãe tem sido ensinar os filhos a cuidar dos cabelos e passar sempre um resultado diferenciado para o público: “Nunca fazemos um cabelo para ser apenas mais um, e sim pelo amor e certeza de um resultado fantástico para o cliente”, completa a matriarca e profissional de altíssimo gabarito.
Pâmela Paola, bacharelada em Direito, pela Faculdade Uniban - São Paulo - e administradora do empreendimento familiar, explica que todos os dias ensinam as pessoas a cuidarem de um tipo de cabelo que sempre foi um grande mistério. Após lidar com esses conflitos, souberam transmitir aos seus clientes que é fácil resolver esses problemas e que cabelos crespos têm solução, sim. Receberam muitas gratidões e lágrimas de alegrias. Seu grande prazer é ter a família como sócios na vida e profissão, onde sempre atuou nos bastidores e diz que esse privilégio é para poucos. “Com certeza os fracos não sobreviveriam e fazer uma coisa numa época em que a moda ditava outro conceito, foi como andar na contra mão e um enorme desafio para todos nós”, desabafa Pâmela.

Studio Fernando Fernandes em seus trinta anos é sinônimo de fidelidade, sucesso, amor e respeito. A palavra credibilidade também encaixa perfeitamente dentre as inúmeras qualidades que possamos dar para esta equipe de profissionais de alto padrão. São muitos anos de comprometimento com o que há de melhor em cabelos étnicos, segmento esquecido por alguns há pouco tempo. Mas tiveram foco e provaram que determinação aliada com estudo e honestidade, faz toda a diferença neste mercado tão competitivo. Não é à toa que conquistaram o respeito de seus clientes, amigos e fornecedores. Nunca olhem para o céu, e pensem que uma estrela irá atropelar a outra. O espaço está garantido para quem trilha seu caminho com seriedade e confiança. Este é o retrato da família brasileira que faz a diferença. E que venham mais trinta anos de muito sucesso.

Texto: Zezinho Divanah
Edição: Lúcia Rocha
Fotografo: Victor Marim

Aguarde...

ou
ou